Dúvidas Frequentes

Como cadastro um orçamento filho?

Essa funcionalidade permite o cadastro de orçamentos / propostas / atas / contratos filhos, os quais podem posteriormente ser "consolidados" em um cadastro pai. A idéia original seria ter a possibilidade de juntar vários orçamentos de lotes de uma licitação em um único orçamento, contendo o valor total da licitação item a item. Outra aplicação seria a edição de um mesmo orçamento por dois orçamentistas, por exemplo, um orçamentista ocupado do projeto estrutural e arquitetônico e outro do projeto elétrico.

PASSO 1 - Habilitar funcionalidade

O primeiro passo para utilizar essa funcionalidade é a ativação dela dentro das configurações da sua entidade. Dentre as opções da entidade, habilite a opção abaixo e salve:

Lembre-se de fazer o login novamente ou atualizar a página para a alteração fazer efeito.

Se você não tem acesso às configurações da sua entidade, peça para o administrador do seu município fazer a modificação.

PASSO 2 - Fazer o cadastro do orçamento pai

Antes de cadastrar os orçamentos filhos, é preciso criar um orçamento como se fosse realizar um cadastro padrão. Os dados podem ser vazios ou inválidos, como o cadastro abaixo:

Um botão verde aparecerá ao lado do botão excluir, conforme imagem acima.

PASSO 3 - Criar orçamento filho

Ao clicar no botão verde abrirá uma tela para o cadastro do orçamento filho. O preenchimento é idêntico a qualquer cadastro com apenas uma diferência, o campo "Descrição Sub-Orçamento":

Esse campo será utilizado para identificar o cadastro no orçamento Pai, conforme figura abaixo resultante do cadastro de múltiplos orçamentos filhos:

PASSO 4 - Importar dados para o orçamento pai

Ao abrir o orçamento pai as seguintes informações aparecerão:

A partir dessas informações é possível saber quais orçamentos filhos foram alterados, quando e pode-se realizar a importação desses dados para o orçamento pai.

LEMBRANDO QUE A IMPORTAÇÃO SOBRESCREVE TODOS OS DADOS.

 

Como cadastro uma medição filha?

Similarmente a funcionalidade de orçamentos filhos, as medições filhas disponibilizam a possibilidade de gerar uma medição "consolidada". Entre as aplicações poderiamos destacar a separação de medições por logradouro no caso de obras de manutenção de vias ou o cadastro de medições parciais.

PASSO 1 - Habilitar funcionalidade

O primeiro passo para utilizar essa funcionalidade é a ativação dela dentro das configurações da sua entidade. Dentre as opções da entidade, habilite a opção abaixo e salve:

Lembre-se de fazer o login novamente ou atualizar a página para a alteração fazer efeito.

Se você não tem acesso às configurações da sua entidade, peça para o administrador do seu município fazer a modificação.

PASSO 2 - Fazer o cadastro da medição pai

Antes de cadastrar as medições filhas, é preciso criar uma medição como se fosse realizar um cadastro padrão. Os dados podem ser inválidos, lembrando que no caso da medição é preciso colocar algum valor diferente de zero:

Um botão amarelo aparecerá ao lado do botão excluir, conforme imagem acima.

PASSO 3 - Criar medição filha

Ao clicar no botão amarelo abrirá uma tela para o cadastro da medição filha. O preenchimento é idêntico a qualquer cadastro lembrando que o número da medição filha é usado como identificação na medição Pai:

Na figura abaixo foram usadas os identifcadores "Medição rua 1" e "Rua 2":

PASSO 4 - Importar dados para medição pai

Ao abrir a medição pai as seguintes informações aparecerão:

A partir dessas informações é possível saber quais medições filhas foram alteradas, quando e pode-se realizar a importação desses dados para o medição pai.

LEMBRANDO QUE A IMPORTAÇÃO SOBRESCREVE TODOS OS DADOS.

Como recupero Obras / Serviços de engenharia excluídos?

Apenas usuários com perfil ADMINISTRADOR possuem acesso a essa funcionalidade

Os usuários com perfil ADMINISTRADOR podem restaurar cadastros excluídos de Obras e Serviços de Engenharia. Conforme figura abaixo, existe uma opção na listagem para "Visualizar cadastros excluídos":

Ao clicar na opção, são mostrados os cadastros excluídos, sendo que a linhas alteram de cor de fundo e o botão vermelho "Excluir" é substituído pelo botão azul "Restaurar":

Ao clicar no botão azul  ("Restaurar"), é exibida uma mensagem de confimação:

Após a confirmação o cadastro é recuperado e exibido na listagem:

Onde cadastro os dados da licitação?

Após a criação de uma Obra  ou Serviço de Engenharia, a aba "Licitação" é exibida:

Nessa aba é possível inserir os dados da licitação, lembrando que alguns campos como "Julgamento" e "Modalidade de Licitação" ficam apenas leitura caso o julgamento das propostas tenha sido iniciado:

Como acesso versões antigas de orçamentos / propostas / atas / contratos / aditivos

Caso haja alguma alteração no orçamento o histórico de versões irá ficar salvo, cronologicamente. Basta selecionar a versão desejada e salvar para que os dados sejam revertidos à versão anterior.

Como buscar um relatório de orçamento?

Navegue até o orçamento e clique no menu "Relatório" > Curva ABC

Como ativar a edição manual de preço total de orçamentos / medições / aditivos

Passo 1

Menu administração > entidade >

Passo 2

selecionar a entidade >

 

Passo 3

personalizações > marcar a opção "Orçamento / Cronograma / Medição - Edição manual de preço total (Não Recomendado)"

 

Integração E-Sfinge TCE/SC

A integração com o webservice do E-Sfinge do TCE/SC tem o objetivo de facilitar o envio das informações sobre a situação das obras e suas medições. As informações referentes aos contratos e licitações devem ser enviados separadamente por outro sistema de ERP.

Ativando Integração