O que é?

A função do G-Obras é a geração de orçamentos, cronogramas, relatórios, além do gerenciamento das licitações e contratos e de obras públicas. Também é prevista a integração com terceiros através de um webservice além de uma automatização na geração das informações necessárias para o envio ao Tribunal de Contas de Santa Catarina - TCE/SC.

G-Obras NG é a nova versão do G-Obras e foi desenvolvida inteiramente pela equipe interna do CIGA. Sua versão anterior era mantida por uma empresa terceirizada até o final de 2017 e apresentava algumas limitações como falta de Auditoria, controle de versões de orçamentos/cronograma, gerenciamento de contratos e aditivos, perfis de usuário. Essa nova versão veio para corrigir essas limitações além de facilitar a manutenção e inserção de novas funcionalidades solicitadas pelos municípios.

A nova versão possui três ambientes:

  1. Produção:                        https://obras-ng.ciga.sc.gov.br/
  2. Treinamento:                 https://obras-ng.ciga.sc.gov.br/treinamento/
  3. Homologação:               https://obras-ng.ciga.sc.gov.br/homologacao/

Os ambientes de Produção e Treinamento são executados a partir da mesma versão do sistema porém com bancos de dados separados, sendo que o banco de dados de treinamento é sincronizado com o de produção todo final de semana. Como o próprio nome diz, o ambiente de Treinamento é usado para fazer a apresentação para as prefeituras, assim como para os usuários testarem o funcionamento do sistema e tirarem dúvidas. Já o ambiente de Homologação mantém as versões mais atuais com novas funcionalidades porém que ainda não foram totalmente testadas. Uma diferença desse último ambiente é a sincronização com o banco de dados de produção diariamente. Resumindo:

  Produção Treinamento Homologação

Banco de dados

Dados Oficiais Réplica Dados Oficias do último fim de semana Réplica Dados Oficias do dia anterior
Versão do sistema Versão Oficial Versão Oficial Última versão lançada (release candidate)

 


Revisão #9
Criado 12 agosto 2019 14:15:18 por Ricardo
Atualizado 14 abril 2022 15:20:15 por Ricardo