Problemas na Configuração do Windows 7 ou Outlook 2010 com o Email do Ciga

Em 2020, a Microsoft descontinuou as atualizações e o suporte para o Windows 7. Por isso, algumas correções podem ser necessárias no Outlook 2010 e versões anteriores).

Este artigo ensina possíveis soluções para este erro em seu email.

Este erro ocorre, pois, o Windows 7 não possui suporte ao TLS 1.1 e 1.2. TLS  que é um tipo de protocolo seguro para envio e recebimento de e-mails, similar ao SSL.

Para os usuários do Windows 7, o seguinte erro pode surgir no Outlook:

Fazer logon no servidor de entrada de emails (POP3): Seu servidor não oferece suporte ao tipo de criptografia de conexão especificado. Tente alterar o método de criptografia. Contacte o administrador do servidor de email ou o provedor de serviços de Internet para obter mais assistência.

A seguir, um print demonstrando este erro no Outlook 2010:

image-1628710519425.png

Solução 1: Instalar uma atualização para o Windows 7

A forma mais simples é instalar esta atualização em seu Windows 7, para habilitar as versões 1.1 e 1.2 do TLS. Recomendamos acessar este link e ler atentamente os passos para fazer a atualização. O mais apropriado é a substituição para o Windows 10 que ainda recebe atualizações de segurança da Microsoft.

Solução 2: Upgrade para o Outlook 2013 ou posterior

As versões do Outlook 2010 e 2007 possuem brechas de seguranças conhecidas. O Outlook 2013 e versões posteriores já possuem as versões 1.1 e 1.2 do TLS implantadas e ainda recebem atualizações de segurança da Microsoft.

Solução 3: Migrar para o Thunderbird

Thunderbird é um aplicativo gratuito e bastante usado atualmente. Ele possui atualizações automáticas, e possui total suporte a todas as versões do TLS. Além disso, o Thunderbird possui uma ferramenta que lhe ajuda a migrar seus emails e contatos do Outlook 2010.

Solução 4: Usar o Webmail

O Webmail para as cãmaras funciona a partir do endereço https://webmail.ciga.sc.gov.br . Dessa forma, não depende do uso do protocolo TLS. Além disso, é compatível com qualquer sistema operacional e qualquer navegador.

- Baseado no artigo publicado originalmente em https://www.homehost.com.br/blog/contas-de-email/seu-servidor-nao-oferece-suporte-ao-tipo-de-criptografia-de-conexao-especificado/