Ir para o conteúdo principal

Como cadastro um orçamento filho?

Essa funcionalidade permite o cadastro de orçamentos / propostas / atas / contratos filhos, os quais podem posteriormente ser "consolidados" em um cadastro pai. A idéia original seria ter a possibilidade de juntar vários orçamentos de lotes de uma licitação em um único orçamento, contendo o valor total da licitação item a item. Outra aplicação seria a edição de um mesmo orçamento por dois orçamentistas, por exemplo, um orçamentista ocupado do projeto estrutural e arquitetônico e outro do projeto elétrico.

PASSO 1 - Habilitar funcionalidade

O primeiro passo para utilizar essa funcionalidade é a ativação dela dentro das configurações da sua entidade. Dentre as opções da entidade, habilite a opção abaixo e salve:

Lembre-se de fazer o login novamente ou atualizar a página para a alteração fazer efeito.

Se você não tem acesso às configurações da sua entidade, peça para o administrador do seu município fazer a modificação.

PASSO 2 - Fazer o cadastro do orçamento pai

Antes de cadastrar os orçamentos filhos, é preciso criar um orçamento como se fosse realizar um cadastro padrão. Os dados podem ser vazios ou inválidos, como o cadastro abaixo:

Um botão verde aparecerá ao lado do botão excluir, conforme imagem acima.

PASSO 3 - Criar orçamento filho

Ao clicar no botão verde abrirá uma tela para o cadastro do orçamento filho. O preenchimento é idêntico a qualquer cadastro com apenas uma diferência, o campo "Descrição Sub-Orçamento":

Esse campo será utilizado para identificar o cadastro no orçamento Pai, conforme figura abaixo resultante do cadastro de múltiplos orçamentos filhos:

PASSO 4 - Importar dados para o orçamento pai

Ao abrir o orçamento pai as seguintes informações aparecerão:

A partir dessas informações é possível saber quais orçamentos filhos foram alterados, quando e pode-se realizar a importação desses dados para o orçamento pai.

LEMBRANDO QUE A IMPORTAÇÃO SOBRESCREVE TODOS OS DADOS.