Ir para o conteúdo principal

Como cadastro usuários

Existem três tipos de usuário: ADMINISTRADOR, INTERNO, EXTERNO. O primeiro tem acesso total aos dados da entidade, os usuários internos possuem permissões definidas pelos grupos associados a eles e os externos possuem acesso limitado as obras associadas ao seu usuário, normalmente sendo usados por empreituras ou fornecedores externos.

PASSO 1 - Verificar menu "Administração"

Primeiramente é preciso verificar se o seu usuário possui acesso ao menu "Administração" ao lado do menu "Cadastro", conforme imagem abaixo:

image-1637073903635.png

Se o menu "Administração" não estiver disponível o seu tipo de usuário não é do tipo "ADMINISTRADOR" e por isso você não tem permissão para criar / editar usuários. Nesse caso entre em contato com o administrador local do sistema na sua entidade ou entre em contato com o suporte do CIGA através do email obras@ciga.sc.gov.br.

PASSO 2 - Acessar menu "Usuários"

Depois, selecione o menu "Administração"->"Usuários":

image-1637074412208.png

PASSO 3 - Acessar menu "Novo Usuário"

Para criar um novo usuário, selecione o menu "Novo Usuário":

image-1637074694780.png

E um modal para cadastro do usuário aparecerá:

image-1637080428022.png

A "Responsabilidade Técnica" deve ser ativada e preenchida no caso do usuário ser um orçamentista e/ou for cadastrar orçamentos no sistema. Caso o usuário apenas trabalhe com os contratos / aditivos, não existe a necessidade de ser preenchida

A seleção "Bloqueado" é utilizada para desabilitar o login do usuário, por exemplo, quando um funcionário se desliga da entidade.

PASSO 3.1 - Usuário tipo ADMINISTRADOR

Selecione o tipo "ADMINISTRADOR" e preencha os campos obrigatórios (CPF, Nome e E-mail). O CPF para a ser o identificador para o login.

image-1637080330565.png

PASSO 3.2 - Usuário tipo INTERNO

Selecione o tipo "INTERNO" e preencha os campos obrigatórios (CPF, Nome e E-mail). O CPF para a ser o identificador para o login. Esse tipo de usuário possui uma configuração adicional "Grupos", o qual associa as permissões de acesso conforme configurado nos grupos selecionados.

Clique aqui para mais informações sobre "Grupos"

image-1637080880397.png

PASSO 3.3 - Usuário tipo EXTERNO

Selecione o tipo "EXTERNO" e preencha os campos obrigatórios (CPF, Nome e E-mail). O CPF para a ser o identificador para o login. Esse tipo de usuário é destinado a forcenedores / empreiteiras da entidade para que possam cadastrar diários de obras / medições diretamente no sistema. A lista "Contratos Vinculados ao usuário externo" permite selecionar quais obras / contratos o usuário externo terá acesso.

image-1637081174466.png

PASSO 4 - Edição e pesquisa de Usuários

Para editar usuários já existentes basta selecioná-los na listagem, inclusive podendo-se realizar uma pesquisa por CPF, Nome ou tipo.

image-1637081554345.png