Ir para o conteúdo principal

Como cadastrar Contratos

Os contratos devem ser cadastrados dentro das obras / serviços de engenharia dentro dos lotes na etapa de "Contratação". Cada lote de obra pode conter o seu próprio contrato.

PASSO 1 - Verificar menu "Cadastro"

Primeiramente é preciso verificar se o seu usuário possui acesso ao menu "Cadastro" ao lado do menu "Início", conforme imagem abaixo:

image-1637095688211.png

Se o menu "Cadastro" não estiver disponível o seu tipo de usuário provavelmente é "INTERNO" ou "EXTERNO".

No primeiro caso, o seu usuário está sem um Grupo associado e por isso está sem permissões no sistema. Entre em contato com o administrador local do sistema na sua entidade ou entre em contato com o suporte do CIGA através do email obras@ciga.sc.gov.br. 

No caso de usuários externos, eles não possuem acesso a esse menu, todo o acesso as funcionalidades do sistema é feita a partir do menu Início.

PASSO 2 - Acessar menu "Obras"ou "Serviços de Engenharia"

Depois, selecione o menu "Administração"->"Obras" ou "Serviços de Engenharia":

image-1637096183763.png

PASSO 3 - Acessar a obra / serviço de engenharia

Pesquise e selecione a obra / serviço de engenharia na qual você deseja inserir o contrato:

image-1637097399337.png

PASSO 4 - Acessar lote, etapa "Contratação" e clicar "Inserir Contrato"

Após abrir a obra / serviço de egenharia, acesse o "Lote Único", ou o lote no qual no qual será cadastrada a medição, selecione a etapa "Contratação" e clique em "Inserir Contrato":

image-1637111664737.png

O preenchimento do contrato segue a mesma lógica do orçamento (caso tenha dúvidas acesse Como cadastrar orçamentos?).A diferença está no cabeçalho, devendo-se tomar atenção principalmente nas datas de execução, as quais impactam no momento das medições:

image-1637111871204.png

PASSO 5 - Finalizar e Aprovar contrato

Após preencher todos os dados do contrato, clique em "Salvar e Finalizar" para colocar o contrato que estava "Em edição" para "Em análise" (itens ficam ineditáveis):

image-1637110966379.png

e depois clique em "Aprovar", colocando o estado do contrato em "Aprovado":

image-1637111022710.png

Esse fluxo "Em edição" => "Em análise" => "Aprovado" é utilizado em algumas entidades quando quem faz o cadastro não necessariamente é quem aprova-o.

IMPORTANTE! Enquanto qualquer cadastro não for "Aprovado", ele não é considerado como "oficial" pelo sistema e não é utilizado nas estatisticas e validações de quantidade e valores de outros cadastros. Sempre que finalizar um cadastro, aprove-o.