Skip to main content

Como cadastrar Aditivos

Os aditivos devem ser cadastrados dentro das obras / serviços de engenharia dentro dos lotes na etapa de "Contratação". Cada lote de obra pode conter vários aditivos e solicitações de aditivo.

PASSO 1 - Verificar menu "Cadastro"

Primeiramente é preciso verificar se o seu usuário possui acesso ao menu "Cadastro" ao lado do menu "Início", conforme imagem abaixo:

image-1637095688211.png

Se o menu "Cadastro" não estiver disponível o seu tipo de usuário provavelmente é "INTERNO" ou "EXTERNO".

No primeiro caso, o seu usuário está sem um Grupo associado e por isso está sem permissões no sistema. Entre em contato com o administrador local do sistema na sua entidade ou entre em contato com o suporte do CIGA através do email obras@ciga.sc.gov.br. 

No caso de usuários externos, eles não possuem acesso a esse menu, todo o acesso as funcionalidades do sistema é feita a partir do menu Início.

PASSO 2 - Acessar menu "Obras"ou "Serviços de Engenharia"

Depois, selecione o menu "Administração"->"Obras" ou "Serviços de Engenharia":

image-1637096183763.png

PASSO 3 - Acessar a obra / serviço de engenharia

Pesquise e selecione a obra / serviço de engenharia na qual você deseja inserir o contrato:

image-1637097399337.png

PASSO 4 - Acessar lote, etapa "Contratação" e clicar "Inserir Aditivo"

Após abrir a obra / serviço de egenharia, acesse o "Lote Único", ou o lote no qual no qual será cadastrado o aditivo, selecione a etapa "Contratação" e clique em "Inserir Aditivo":

image.png

Se o botão "Inserir Aditivo" não estiver aparecendo, provavelmente o contrato ainda não foi inserido. 

Para saber como cadastrar o contrato veja Como cadastrar Contratos.

Assim como no contrato, deve-se tomar atenção principalmente nas datas de execução, as quais impactam no momento das medições:

image.png

PASSO 5 - Escolher Tipo do Aditivo

O preenchimento do aditivo possui algumas colunas novas em relação ao orçamento e contrato (caso tenha dúvidas sobre o cadastro de orçamentos acesse Como cadastrar orçamentos?):

image.png

Porém essas colunas ficam ativas ou não conforme o tipo de aditivo escolhido, por exemplo abaixo a coluna quantidade foi desativada quando o tipo de aditivo foi escolhido como "PRORROGAÇÃO":

image.png

Para escolher o tipo de aditivo vá ao cabeçalho do aditivo:

image.png

PASSO 6 - Preencher quantidades e / ou percentuais de correção

Após escolher o tipo de aditivo, basta preencher as colunas "Quantidade" (quantidade acrescida / suprimida no aditivo) ou "Qtde. Atualizada" (quantidade final do contrato consolidado), caso estejam ativas.

image.png

Caso não consiga editar a coluna 'Qtde. Atualizada', verifique se o item não possui memória de cálculo, clicando no ícone de calculadora ao lado do número:

image.png

Ou preencha a coluna "Percentual de Correção(%)", lembrando que é possível aplicar o mesmo índice em todos os itens do contrato usando o atalho ao lado do campo:

image.png

image.png

Caso seja preciso ajustar do preço unitário final, basta editar a coluna "Preço Un. Atualizado (R$)" diretamente.

PASSO 7 - Finalizar e Aprovar aditivo

Após preencher todos os dados do aditivo, clique em "Salvar e Finalizar" para colocar o contrato que estava "Em edição" para "Em análise" (itens ficam ineditáveis):

image-1637110966379.png

e depois clique em "Aprovar", colocando o estado do contrato em "Aprovado":

image-1637111022710.png

Esse fluxo "Em edição" => "Em análise" => "Aprovado" é utilizado em algumas entidades quando quem faz o cadastro não necessariamente é quem aprova-o.

IMPORTANTE! Enquanto qualquer aditivo não for "Aprovado", ele não é considerado como "oficial" pelo sistema e se mantem na lista de solicitações de aditivo, não sendo utilizado nas estatisticas e validações de quantidade e valores das medições.

Multiplas solicitações de aditivos podem ser feitas ao mesmo tempo porém a ordem de aprovação e desaprovação deve se manter igual, caso contrário pode ocorrer inconsistências na consolidação dos valores.